segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pessoas Famosas Que Estiveram Apaixonadas §4


Níso e Eurýalo


[O Rútulo] precipitava-se contra Eurýalo. Mas então aterrorizado, louco,
Niso urra: não poderia esconder-se nas trevas
Por mais tempo ou continuar a suportar tamanha dor:
"Eis-me aqui, aqui estou eu, o culpado! virem as vossas lâminas contra mim,
Rútulos! esta emboscada é minha, ele não teve culpa
Nem poderia ter; que o céu e as estrelas o testemunhem;
Meu infeliz amigo amou-me demais em excesso."
Assim disse, mas com força a espada impetuosa
Perfura [Eurýalo] pelo flanco e quebra-lhe o peito brilhante.
Retorce-se Eurýalo com o seu fim, e pelo seu corpo belo
Passa o sangue, sobre os ombros curva-se o pescoço:
Como uma flor púrpura ceifada pelo arado
Languesce ao morrer, ou a papoila com o caule cansado
Inclina para baixo a cabeça quando a chuva torrencial a curva.
Então Níso lança-se para a refreia e no meio dos soldados
Procura Volcente, apenas com Volcente perde tempo.
Os inimigos reunidos à volta dele ajuntam-se daqui para ali
Para o afastarem, mas ele permanece firme e brande a espada
Como um relâmpago, até que por entre os berros do Rútulo
[Niso] lhe espeta a espada na cara e lhe rouba a vida inimiga.
Então sobre o corpo do seu amigo morto lança-se
Todo perfurado, e aí por fim repousa na plácida morte.
Afortunado par! se os meus poemas possuem algum poder,
Dia nenhum vos privará da memória do tempo
Enquanto a morada de Eneias acolher no Capitólio aquele rochedo
Imóvel, e o nosso Pai de Roma possuir seu Império.

Vergílio. Eneida IX 424-449. Tradução minha.

ibat in Euryalum. tum uero exterritus, amens,
conclamat Nisus nec se celare tenebris
amplius aut tantum potuit perferre dolorem:
'me, me, adsum qui feci, in me conuertite ferrum,
o Rutuli! mea fraus omnis, nihil iste nec ausus
nec potuit; caelum hoc et conscia sidera testor;
tantum infelicem nimium dilexit amicum.'
talia dicta dabat, sed uiribus ensis adactus
transadigit costas et candida pectora rumpit.
uoluitur Euryalus leto, pulchrosque per artus
it cruor inque umeros ceruix conlapsa recumbit:
purpureus ueluti cum flos succisus aratro
languescit moriens, lassoue papauera collo
demisere caput pluuia cum forte grauantur.
at Nisus ruit in medios solumque per omnis
Volcentem petit, in solo Volcente moratur.
quem circum glomerati hostes hinc comminus atque hinc
proturbant. instat non setius ac rotat ensem
fulmineum, donec Rutuli clamantis in ore
condidit aduerso et moriens animam abstulit hosti.
tum super exanimum sese proiecit amicum
confossus, placidaque ibi demum morte quieuit.
Fortunati ambo! si quid mea carmina possunt,
nulla dies umquam memori uos eximet aeuo,
dum domus Aeneae Capitoli immobile saxum
accolet imperiumque pater Romanus habebit.


Imagem: Jean-Baptiste Roman. Nise et Euryale. Louvre.

Sem comentários:

Enviar um comentário