Quando os Gregos tinham de apelar para uma autoridade última, não citavam textos sagrados, mas Homero. A Grécia baseava-se na Ilíada. E a Ilíada baseava-se num jogo de palavras, na troca de uma letra. Briseida, Criseida. O objecto da disputa que está na origem do poema é Briseida Kallipareos, «das belas faces». Só uma letra separa as duas donzelas. E não é «por causa das donzelas», repete infantilmente Aquiles, que se origina a disputa, mas por causa da substituição, como se o herói pressagiasse que naquele acto se apertava o nó que nenhum herói, nem ninguém das gerações que se seguiram aos heróis, desataria.
Roberto Calasso, As Núpcias de Cadmo e Harmonia, Maria Jorge Vilar de Figueiredo (trad.), Livros Cotovia, 1990.
Roberto Calasso, As Núpcias de Cadmo e Harmonia, Maria Jorge Vilar de Figueiredo (trad.), Livros Cotovia, 1990.
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