Hipomene e Atalanta, de Guido Reni
c. 1612, óleo sobre tela, 206 x 297.
Segundo a mitologia, Atalanta não queria casar porque um oráculo a tinha avisado de que correria perigo se se unisse a um mortal. Forçada pelo seu pai, anunciou que se casaria com quem fosse capaz de vencê-la em corrida, avisando que mataria quem não conseguisse. Depois de se ter livrado de vários pretendentes, deparou-se com Hipomene que, sempre que ia ser alcançado pela jovem, lançava uma das maçãs de ouro que Afrodite lhe tinha oferecido para que Atalanta as recolhesse, o que lhe deu a vitória final. Assim conseguiu o amor da jovem e o seu corpo como troféu. Esta obra é uma das principais do pintor e do classicismo bolonhês, pela sua prudente representação dos nus, pela sobriedade narrativa e pelo requintado sentido de movimento. Em 1796 fazia parte da Sala Reservada da Academia de São Fernando.
José María Riello, "Pintores Bolonheses" in AA.VV., O Guia do Prado
Museu Nacional do Prado, Madrid: 2008
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