(informação retirada do panfleto)
A Academia Portuguesa da História e a Real Academia de la Historia, de Espanha, decidiram organizar um Colóquio Internacional sobre Lúcio Cornélio Boco, escritor lusitano da Idade de Prata da Literatura Latina. O Colóquio pretende valorizar a vida e a obra desse escritor natural da Lusitânia, para actualizar os escassos conhecimentos existentes sobre este autor quase desconhecido.
Lúcio Cornélio Boco era originário de Salacia (Alcácer do Sal) e foi um poderoso personagem da época Júlio-cláudia, como indicam as inscrições achadas em Alcácer do Sal, Lisboa e Mérida. Estas epígrafes indicam que deverá corresponder ao escritor hispano-latino citado por Plínio e Solino, cuja obra terá transmitido ao mundo clássico a cultura literária de Tartessos, a mais antiga da Península Ibérica. A identificação nestes últimos anos de novas e importantes epígrafes sobre os Cornelli Bochi em Portugal e Espanha e a proposta de reconhecer partes da sua obra em diversos autores latinos justifica a realização desta reunião.
Esta terá lugar nos próximos dias 6, 7, 8 e 9 de Outubro de 2010 em Tróia (Setúbal). A ficha de inscrição e o programa podem ser descarregados aqui. As inscrições estão abertas até dia 30 de Setembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário