sábado, 18 de setembro de 2010

Memórias do Prado §10, ou The End

Cena em Pompeia ou A Sesta, de Alma Tadema
1868, óleo sobre tela, 130 x 360.

Nascido e formado na Holanda, Alma Tadema foi um dos pintores mais famosos da Inglaterra vitoriana. O medievalismo das suas primeiras obras, próximas dos pré-rafaelistas, deu lugar a cenas do Egipto Antigo depois de conhecer as colecções de arqueologia londrinas. Depois de uma viagem a Itália (1863) optou por uma temática que chegaria a ser obsessiva e lhe daria fama interncional: a Grécia e Roma. Tal como sucede nesta obra, a pintura de Alma Tadema mostra um extremo verismo no tratamento técnico e na reconstituição arqueológica de cenários e objectos. A mesa do primeiro plano oferece uma espécie de natureza-morta arqueológica composta por dois ritões de ouro, uma Vénus de prata e uma vasilha de figuras vermelhas. A tocadora de flauta dupla inspira-se nas figuras dos frisos de Fídias pelo perfil, pelo toucado e pela indumentária. Todo o conjunto é definido com um desenho preciso, uma cor rica e elegante e acabamentos polidos, como esmaltados, que permitiram evocar o estilo da cerâmica das pinturas vermelhas.

Diego Blanca, "A Colecção de Pintura Inglesa" in AA.VV., O Guia do Prado.
Museu Nacional do Prado, Madrid: 2008.

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