terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tróia e Israel


Se se admitir, de acordo com uma das duas hipóteses que dividem os eruditos, que os Hebreus saíram do Egipto no século XIII, o momento da sua saída está próximo da época em que se deu a guerra de Tróia, tal como Heródoto relata.

Desde logo uma simples suposição se apresenta ao espírito. A de que o momento em que Moisés julgou, com ou sem inspiração divina, que os Hebreus tinham vagueado o suficiente pelo deserto e podiam entrar na Palestina foi aquele em que o país se encontrava despovoado dos seus guerreiros devido à guerra de Tróia, pois os Troianos teriam pedido a ajuda até de povos tão distantes. Os Hebreus, conduzidos por Josué, puderam massacrar, sem dificuldade e sem necessidade de muitos milagres, as populações sem defensores. Mas, um dia, os guerreiros que tinham partido para Tróia regressaram. As conquistas detiveram-se então. Vê-se até, no princípio do Livro dos Juizes, os Hebreus muito menos avançados do que no fim do Livro de Josué; e vemo-los em contenda com populações que sob Josué diziam ter dizimado.

Compreende-se assim que a guerra de Tróia não tenha deixado qualquer traço na Bíblia, e conquista da Palestina pelos Hebreus vestígio algum nas tradições gregas.

Simone Weil, Espera de Deus. Assírio & Alvim. (2005)



Imagem: Josué fala com o Sol, Salvador Dalí (1964)

3 comentários:

  1. Dica: para quem quiser conhecer mais da leitura de SW sobre a Guerra de Tróia, imprescindível o ensaio de sua autoria "Ilíada, ou o Poema da Força", que pode ser encontrado p/download em francês e tb em inglês, no site www.simoneweil.com.br

    (http://www.simoneweil.com.br/p/obras-de-simone-weil-para-download.html)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Dana, pelo link & sugestão! Em Portugal esse brilhante ensaio encontra-se traduzido no volume "A Fonte Grega", publicado pela editora Cotovia, sobre o qual já escrevemos aqui.

    http://origemdacomedia.blogspot.com/2010/05/fonte-grega-de-simone-weil-critica.html

    ResponderEliminar
  3. Agora eu que agradeço pela dica, Miguel.
    Já comentei no post citado.
    Abraço.

    ResponderEliminar