domingo, 9 de janeiro de 2011

Outros Nomes Possíveis: Penélope, Melissa, Helena

Peço-lhe para se informar junto das autoridades francesas acerca da possibilidade de arranjar papéis para mim. A minha mulher ama-me, por isso gostaria de estar comigo. Eu também quero que ela vá comigo. Também tenho uma filha, que se chama Kyra [Κυρά, senhora]. Dei-lhe este nome porque gostava da Grécia. Gostava da Grécia porque criei A Tarde de um Fauno.

Nijinski, carta para Jan Reszke in Cadernos - O Sentimento
Assírio & Alvim, Lisboa: 2004. (trad.: Maria Jorge Vilar de Figueiredo)

imagem: Nijinski em A Tarde de um Fauno, por Leon Bakst.

2 comentários:

  1. Linda a imagem escolhida (Bakst).
    Outro fauno interessante é o de Enckell:
    http://www.terminartors.com/artworkprofile/Enckell_Magnus_Knut-Fauno
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sugestão. Interessante, de facto: tanto quanto me é dado ver, o fauno não aparece como um ser híbrido, mas puramente humano. A parte inferior animal é apenas sugerida pelo tom castanho dos "calções". É uma jogada curiosa do pintor.

    ResponderEliminar