quarta-feira, 9 de junho de 2010

Opera in Fieri- Take II [actualizado, outra vez]

O Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Universidade de Coimbra, depois do sucesso da primeira edição dos Opera in Fieri, em Abril passado, regressa agora ao formato, que permite aos jovens investigadores partilharem parte do trabalho que se encontram a desenvolver e receber feedback crítico. A apresentação de cada um é seguida de um comentário alongado por outro, abrindo-se depois a discussão ao público. Esta segunda sessão dos Opera in Fieri decorrerá já esta sexta-feira, dia 11 de Junho, na sala do CECH (anexa ao Instituto de Estudos Clássicos), e centrar-se-á na área de estudos gregos e recepção. Se o programa abaixo não está completo (falta o tema da maioria das sessões), é porque mais informação não nos chegou. Trataremos, porém, de, por outras vias (a Origem é muito expediente), recolher os dados em falta e ir completando o cartaz. Estejam por isso atentos: este post vai ser actualizado, se tudo correr bem, umas quantas vezes.

PROGRAMA

10:00: Abertura — 'O Alcibíades de Plutarco à luz de Foucault, Hermenêutica do Sujeito', por Tereza Virgínia Barbosa (Univ. Federal Minas Gerais).

I
10:30: Opera in Fieri
Jadir Pereira (Univ. Federal Alagoas; CECH) | Comentário por Félix Neto (Univ. Federal Paraíba; CECH)
«Cantar, pintar e escrever o mito: Baquílides e a iconografia», por Carlos Martins de Jesus (CECH) | Comentário por Rodolfo Lopes (CECH)
«'O Progresso de Édipo. Poema Dramático', de Natália de Correia», por António Manuel Vilhena (CECH) | Comentário por Ália Rodrigues (CECH)
«História e ficção em Tucídides», por Martinho Soares (CECH) | Comentário por Adriana Nogueira (Univ. Algarve; CECH)

~Pausa para Almoço~

14:30
«Tragédia e Filosofia: Sófocles e Heraclito», por Violeta Varela Álvarez (Univ. Salamanca; CECH) | Comentário por Marta Várzeas (Univ. Porto; CECH).
«Traduzir Aristófanes: Os Acarnenses numa versão caipira», por Ana Maria Pompeu (Univ. Federal Ceará).

II
«Tragédia e Violência», por Tereza Virgínia Barbosa (Univ. Federal Minas Gerais).
«Aspásia: uma Estrangeira na Atenas do tempo de Péricles», por Concepción López Rodríguez (Univ. Granada).
«Tra misticismo e erotismos: Edipo e la Sfinge en la cultura simbolista», por Giorgio Ierano (Univ. Trento).

Sem comentários:

Enviar um comentário