sábado, 19 de junho de 2010

I Mammut

















I Mammut é uma chancela muito peculiar da casa italiana Newton Compton. Trata-se de uma colecção de volumes de grande porte (daí o sugestivo nome) que reúnem a obra completa de um nome maior da literatura (de Ésquilo a Lorca, passando por Austen e Sade), ou, então, os livros mais importantes de um autor (caso de Dostoiévski ou Freud). Casos há, também, em que um só tomo é consagrado a uma obra de fôlego (o BTP do Proust ou O Capital, do Marx, por exemplo). As edições, como creio que a amostra acima comprova, têm capas com bonequinhos deliciosos a cujo encanto é difícil resistir (notem as faces rosadas dos tragediógrafos). De momento, de autores gregos, a colecção só tem ainda os três volumes que encimam este post, dois dos quais, o de Aristófanes e o de Platão, são bilingues. Os três livros, juntos, custam 60€. Em Portugal, a República de Platão, edição não bilingue, custa 17,50€. A edição completa das tragédias de Sófocles (entretanto esgotada) custava 35€. O primeiro volume das comédias de Aristófanes, não bilingue, editado pela INCM, custa 38€. Quem foge comigo para Itália, mal o Berlusconi deixe de ser primeiro-ministro?

4 comentários:

  1. O do Aristófanes e do Platão são bilingues. O dos tragediógrafos, infelizmente, não o é, nem nenhum outro volume da colecção. Eu e o Miguel temos o do Platão (eu comprei o meu quando o fui visitar a Roma). Eu ainda devo até ao final do ano mandar vir o do Aristófanes. Mas, francamente, queria a colecção toda: aqueles bonequinhos são tão queridos! (Pelo menos os autores italianos, como o Dante e o Pirandello, nas minhas hipotéticas futuras idas a Itália, a ver se os adquiro, que não tenho problemas de consciência: afinal, estão no original, o que me legitima).

    ResponderEliminar