domingo, 4 de dezembro de 2011

«A Sogra», pelo Thíasos, no iTunesU

(informação roubada aqui)
Com a última actualização da página do Thíasos no ItunesU, fica disponível a gravação da peça A Sogra de Terêncio, produção levada a cabo no passado ano lectivo de 2010/2011.

Esta é a história narrada em uma peça que o público do seu tempo não entendeu. Mas que o público do nosso tempo entende muito bem. Porque lhe fala daquilo que mais teme: a incompreensão, o isolamento, a voz no deserto. E de tantos males que ninguém consegue superar: o peso das convenções sociais, os juízos sumários ou pré-fabricados, os tabus, o autoritarismo, a ingratidão, a memória curta… A desumanidade contra que Terêncio quis lutar. Assim esta peça está na base do drama burguês dos últimos séculos. 
Walter de Medeiros (tradutor) 

Quando a falta de comunicação se instala entre sogra e nora é de esperar o pior. Ninguém se surpreende, pois, que, na ausência do esposo, a jovem se refugie no aconchego da casa paterna. Ora o mistério adensa-se quando ela permanece em casa dos pais depois do regresso do marido. Que terá acontecido?! Não consta, contudo, no anedotário popular, que a sogra, sem perceber o motivo da “zanga”, queira sair de cena, para que o filhinho e a esposa encontrem a harmonia conjugal. A abnegação da sogra, Sóstrata, que prefere retirar-se para o campo; a afeição do marido, Laques, que decide ir com ela; a dedicação de filho, Pânfilo, que opta pela mãe em detrimento da amada; a generosidade da cortesã Báquis, que consente em humilhar-se em prol da felicidade conjugal do amante configuram situações tão inusitadas, que até dão vontade de rir! Grande deve ser a novidade, para motivar tais decisões e despertar o que há de melhor na natureza humana.... Nem sempre a comédia faz os homens piores do que eles são... A verdade está no anel. 
José Luís Brandão (encenador)

elenco: Amélia Álvaro de Campos (Laques) Ana Seiça Carvalho (Báquis) Cristina Gonçalves (Sira e Mírrina) Daniela Pereira (Filótis, Sósia e Ama) Elise Cardoso (violino e escravo) José Luís Brandão (Fidipo) Nelson Henrique (Parmenão) Stephanie Barreiros (Pânfilo) Tânia Mendes (Sóstrata)

Sem comentários:

Enviar um comentário