sexta-feira, 16 de julho de 2010

Eu Disse Que Íamos Voltar A Falar Deste Livro

LÍNGUA deram-me grega,
a casa pobre nas praias de Homero.
Minha língua, meu único cuidado nas praias de Homero.
Ali pargos e percas,
verbos vergastados pelo vento,
verdes correntes através do azul,
quando vi acender-se nas minhas entranhas,
esponjas, medusas,
com as primeiras palavras das Sereias,
conchas rosadas com os primeiros negros frémitos.
Meu único cuidado, minha língua, com os primeiros negros frémitos.
Ali romãs, marmelos,
deuses morenos, tios e primos
vertendo o azeite nas enormes talhas
e brisas do barranco exalando perfumes
de vime e lentisco,
de esparto e de gengibre
com os primeiros gorjeios dos pardais,
doces salmodias com os primeiros «Glória a Ti».
Meu único cuidado, minha língua, com os primeiros «Glória a Ti»!
Ali louros e palmas,
incensórios e incenso
benxendo combates e mosquetes.
No chão coberto de mantas de parras
fumos de cordeiro assado, ovos que se entrechocam
e «Cristo Ressuscitou»
com as primeiras salvas dos gregos.
Amores secretos com as primeiras palavras do Hino.
Único cuidado, minha língua com as primeiras palavras do Hino!

Odysséas Elytis, Louvada Seja (Áxion Estí)
Assírio & Alvim, Lisboa: 2004. (trad.: Manuel Resende)

Sem comentários:

Enviar um comentário