quarta-feira, 7 de julho de 2010

Contra a Cultura Burguesa, Revolução Proletária Já!

A «Assembleia» entrou em «democraticamente» [sic] funcionamento. Há uns dias para cá, entre novos nas andanças e alguns «habitués» vindos do antigo regime, políticos bem falantes, engravatados «representantes da classe operária», envergonhados sociais-democratas ou sem vergonha, pepedistas e fascistas, tratando-se por «V. Ex.ª» e «Senhor deputado», exibem-se em S. Bento com brilharetes oratórios que fazem pensar nos saudosos tempos da primeira República, onde não faltam as exclamações em latim e o recurso à mitologia. E até o secretário geral Guerreiro (o do dinheiro!...) fala do «leito de Procusta» e dos gladiadores de César.
Camaradas da Lisnave ou de não importa que fábrica e oficina, repara como são brilhantes estes senhores! Eloquentes, cultos e tudo o mais! Como poderias rivalizar com eles se naquelas cadeiras te sentasses?

Excerto do semanário da LUAR (Liga de União e Acção Revolucionária) de 28 de Julho de 1975 (verdadeira preciosidade do PREC, acessível no Centro de Documentação 25 de Abril, em Coimbra, ou, em fotócopias, num dossier em minha casa — teria muito que vos contar, se vos falasse da LUAR).

Sem comentários:

Enviar um comentário