domingo, 19 de agosto de 2012

O Padroeiro dos Estudos Clássicos

Quando me preparava, como costumo, para investigar a venerável eternidade com que me deparara num templo antigo, apareceu-me um imbecil dum padre qualquer que me perguntou qual era o meu 'mester'. Respondi-lhe instantaneamente, "Despertar os mortos do submundo - aprendi-o com a sacerdotisa Pýthia." Abandonei-o completamente estupefacto com a sua banalidade e indecisão, e apercebi-me que o meu 'mester' — esse jamais o poderia abandonar.

Sed enim inter Liguras nondum exacto biennio apud Vercellas antiquam ad Apenninos montes, & olim nobilem civitatem, & de qua Hieronymus senior ille noster suis epistolis in ea septies percussa virgine particula mentionem habet, dum vetustis in sacris aedibus nostro de more aliquid verendae aeternitatis indagare coepissem, sacerdoti cuidam ignaro, quaenam mea  ars esset interroganti ex tempore equidem respondi, mortuos quandoque ab Inferis suscitare Pythia illa inter vaticinia didici. Et haec ubi dicta, quum ibidem vulgarem, incertum, obstupescentemque reliquissem, artem vero meam haud relinquendam putavi.


Cyríaco de Ancona. Itinerarii Epistola I. Tradução minha.

Sem comentários:

Enviar um comentário