segunda-feira, 20 de junho de 2011

Colóquio: Formas de Acesso ao Saber na Antiguidade Tardia e Alta Idade Média - III. Escola e erudição

(roubado aqui)
O estudo dos fenómenos de transmissão do saber e da tradição textual na Antiguidade Tardia e Alta Idade Média tem vindo a suscitar cada vez mais a atenção dos especialistas em estudos literários e culturais a nível mundial. É um domínio complexo, que às habituais competências dos filológicos classicistas e medievalistas se juntam âmbitos como o da crítica textual, da codicologia, da história dos textos e estudos de recepção, da história das instituições, da cultura tardo-antiga e alto-medieval. 

É também um dos domínios menos explorados, justamente pela complexidade das questões que importa tratar e pela dificuldade que os próprios textos e temas oferecem. Porém, ele revela-se um objecto de estudo crucial para entendermos cabalmente como o saber do mundo clássico (a criação literária, o conhecimento científico, o saber gramatical, o registo da memória) se transmitiu às gerações posteriores, e como moldou a intelectualidade medieval e renascentista, até chegar aos nossos dias e constituir a matriz da nossa identidade cultural e vivência quotidiana.

Em 2008, surgiu a ideia da parte de um grupo investigadores de várias universidades europeias de promover um encontro anual, que reuniria, além dos membros da rede (originariamente, Salamanca, Lisboa, Milão, Trieste), outros convidados do maior renome, alargando assim o âmbito e os temas de discussão. O primeiro encontro realizou-se em 2009 em Salamanca, o segundo em 2010 em Milão.

Será uma oportunidade ímpar para acolhermos em Portugal grandes nomes dos estudos sobre transmissão dos saberes e tradição textual na Antiguidade e Idade Média, como Michael D. Reeve, Veronika von Büren, Carmen Codoñer, Giovanni Polara, Lucio Cristante, Massimo Gioseffi, entre outros.

Em suma, o colóquio internacional Formas de Acesso ao Saber na Antiguidade Tardia e Alta Idade Média. III. Escola e erudição será um grande acontecimento científico, reforçando o estatuto do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa neste campo de estudos.

Entrada Livre

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