quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Honra & O Poder

o bebé hermes e maia; do outro lado, o gado roubado
Não altera o caso da honra que uma acção (por maior e mais difícil que seja, e consequentemente sinal de muito poder) seja justa ou injusta, porque a honra consiste apenas na opinião do poder. Por isso, os antigos pagãos não pensavam que desonravam, mas que grandemente honravam os deuses, quando os introduziam nos seus poemas cometendo violações, roubos e outras grandes mas injustas e pouco limpas acções. Por nada é Júpiter tão celebrado como pelos seus adultérios, ou Mercúrio pelas suas fraudes e roubos. E o maior elogio que lhe é feito num hino de Homero é que, tendo nascido de manhã, inventou a música ao meio-dia e antes do anoitecer roubou o gado de Apolo aos seus pastores.

[Nor does it alter the case of honour whether an action (so it be great and difficult, and consequently a sign of much power) be just or unjust: for honour consisteth only in the opinion of power. Therefore, the ancient heathen did not think they dishonoured, but greatly honoured the gods, when they introduced them in their poems committing rapes, thefts, and other great, but unjust or unclean acts; in so much as nothing is so much celebrated in Jupiter as his adulteries; nor in Mercury as his frauds and thefts; of whose praises, in a hymn of Homer, the greatest is this, that being born in the morning, he had invented music at noon, and before night stolen away the cattle of Apollo from his herdsmen.]

Thomas Hobbes, Leviatã X
INCM, Lisboa: 1995 (trad.: João Monteiro e Nizza da Silva).

Sem comentários:

Enviar um comentário