sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Memórias do Prado §1

Os Bêbedos ou O Triunfo de Baco, de Velázquez
1628-29, óleo sobre tela, 165 x 188.

Velásquez, grande renovador dos géneros pictóricos, aborda aqui o tema mitológico, pouco habitual na pintura espanhola, e trata-o de modo realista. Aproximando-se do quotidiano, representa o deus do vinho, Baco, e a sua corte com os traços dos frequentadores das tabernas de Madrid, de forma semelhante à de Caravaggio nas suas cenas religiosas ou de Ribera nos seus quadros de filósofos, mas longe da idealização das obras de Rubens, que pode ter influenciado na escolha deste tema. Velázquez já tinha feito algo de semelhante em Sevilha, em pinturas em que o tema religioso está quase escondido atrás da cena quotidiana, como sucede em Cristo em Casa de Marta e Maria. Como nelas, mantém o gosto pelas gamas da terra, pela indumentária popular e pelos rostos curtidos mas, aqui, a paisagem, a luminosidade, o corpo despido e a magnífica e meditada composição indicam-nos que o artista já tinha assimilado os ensinamentos das obras dos pintores venezianos e de Rubens na Colecção Real.

Alberto Pancordo, "A Colecção de Pintura Espanhola" in AA.VV., O Guia do Prado
Museu Nacional do Prado, Madrid: 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário