Pergunta-se ainda se é de admitir que dos filhos de Noé, ou antes desse único homem do qual eles próprios são provenientes, descendem certos monstros humanos de que fala a história dos povos, tais como, segundo se diz: alguns que têm um só olho no meio da fronte; outros têm as plantas dos pés voltadas para trás; outros com a natureza de ambos os sexos — o mamilo direito é de homem e a mama esquerda é de mulher e, unindo-se alternadamente entre si, ora geram ora dão à luz; outros não têm a boca e vivem respirando apenas pelo nariz; outos têm a estatura de um côvado, pelo que os Gregos lhes chamam pigmeus; em outros sítios, as mulheres concebem aos cinco anos e não vão além do oitavo ano de vida. Também se diz que há um povo onde as pessoas só têm uma perna sobre os pés, não dobram o joelho e são de uma espantosa rapidez; chamam-lhes Sciópadas, porque, no Verão, deitados de costas sobre a terra, protegem-se com a sombra dos pés; há outros sem cabeça, com os olhos nos ombros; e outros homens ou espécie de homens, pintados nos mosaicos do porto de Cartago, tirados de curiosos livros de histórias. Que direi dos Cinocéfalos, cuja cabeça de cão e o próprio latido os fazem tomar mais por animais do que por homens? [...] Embora muito raros, os andróginos, também conhecidos por hermafroditas, encontram-se, todavia, de tempos em tempos: neles, cada um dos sexos é tão evidente que não se sabe de que sexo devem tirar de preferência o seu nome. Prevaleceu, porém, o costume de os designar com o masculino, considerado o melhor, e assim ninguém diz «uma» andrógina ou «uma» hermafrodita. Há anos, mas ainda no nosso tempo, nasceu no Oriente um homem duplo quanto aos seus membros superiores e simples quanto aos inferiores: efectivamente, tinha duas cabeças, dois peitos, quatro mãos; mas, como qualquer outro, um só ventre e dois pés. Viveu durante tanto tempo que a sua fama atraiu muitos para o verem. E quem poderá mencionar todos os fetos humanos que não se assemelham àqueles de quem com toda a certeza nasceram?
Santo Agostinho, Cidade de Deus, Livro XVI, Cap. VIII
Gulbenkian, Lisboa: 1995. (trad.: J. Dias Pereira)
[Quaeritur etiam, utrum ex filiis Noe uel potius ex illo uno homine, unde etiam ipsi extiterunt, propagata esse credendum sit quaedam monstrosa hominum genera, quae gentium narrat historia, sicut perhibentur quidam unum habere oculum in fronte media, quibusdam plantas uersas esse post crura, quibusdam utriusque sexus esse naturam et dextram mammam uirilem, sinistram muliebrem, uicibusque inter se coeundo et gignere et parere; aliis ora non esse eosque per nares tantummodo halitu uiuere, alios statura esse cubitales, quos Pygmaeos a cubito Graeci uocant, alibi quinquennes concipere feminas et octauum uitae annum non excedere. Item ferunt esse gentem, ubi singula crura in pedibus habent nec poplitem flectunt, et sunt mirabilis celeritatis; qu os Sciopodas uocant, quod per aestum in terra iacentes resupini umbra se pedum protegant; quosdam sine ceruice oculos habentes in umeris, et cetera hominum uel quasi hominum genera, quae in maritima platea Carthaginis musiuo picta sunt, ex libris deprompta uelut curiosioris historiae. Quid dicam de Cynocephalis, quorum canina capita atque ipse latratus magis bestias quam homines confitetur? [...] Androgyni, quos etiam Hermaphroditos nuncupant, quamuis ad modum rari sint, difficile est tamen ut temporibus desint, in quibus sic uterque sexus apparet, ut, ex quo potius debeant accipere nomen, incertum sit; a meliore tamen, hoc est a masculino, ut appellarentur, loquendi consuetudo praeualuit. Nam nemo umquam Androgynaecas aut Hermaphroditas nuncupauit. Ante annos aliquot, nostra certe memoria, in Oriente duplex homo natus est superioribus membris, inferioribus simplex. Nam duo erant capita, duo pectora, quattuor manus, uenter autem unus, et pedes duo, sicut uni homini; et tamdiu uixit, ut multos ad eum uidendum fama contraheret. Quis autem omnes commemorare possit humanos fetus longe dissimiles his, ex quibus eos natos esse certissimum est?]
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