Não é impressionante, Erixímaco, como em honra de tantos outros deuses há por aí hinos e cânticos compostos por poetas, e em honra do Amor, um deus tão antigo e poderoso, nenhum de vários poetas ilustres lhe fez sequer um encómio? Se te dignares voltar os olhos para os bons autores, vê-los-ás escrever elogios em prosa a Héracles e a outros, como o famoso Pródico; mas isto ainda não é o mais extraordinário: eu próprio já tive ocasião de ler uma obra de um certo sábio onde o sal era exaltado até às nuvens em razão da sua utilidade! E outras ninharias idênticas encontrarás a cada passo enaltecidas; em coisas comoe stas aplicam eles os seus esforços; quanto ao Amor, porém, verás que até ao dia de hoje ainda nenhum homem ousou dirigir-lhe um cântico condigno! E assim se põe de lado um deus tão poderoso...
Platão, Banquete 177a-c
Verbo, Lisboa: 1973 (trad.: Teresa Schiappa).
Another genre appropriated by Cynic authors is the paignion or "play-piece". Among sophists, this could often take the form of an epideixis, showing off the cleverness of orators whose eloquence was so great that they could praise the unpraisable. So Gorgias worte an encomium of the adulterous Helen; Alcidamas wrote a praise of death; Polycrates composed encomia of pebbles, mice, Clytemnestra, a pot [...]. For the Cynics, the paignion became a light-hearted ditty with a satirical slant, praising the small and seemingly contemptible, poking fun at the grand and mighty. Thus Monimus wrote "Paignia mixed with hidden seriousness" (DL 6.83) and it is in this serio-comic (spoudogeloion) style that Crates wrote his "Praise of the Lentil Soup" and "Encomium of Cheapness" (euteleia). Dio Chrysostom worte a (lost) "Encomium of a Parrot" and a "Praise of a Gnat", as well as an "Encomium of Hair", which inspired the Antiochene bishop Synesius to respond centuries later with an "Encomium of Baldness", which is perhaps the harder task. Lucian wrote in "Praise of a Fly".
William Desmond, Cynics (pg. 126)
Acumen, Stocksfield: 2006
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